builderall

Cada vez mais procurado por homens e mulheres, o microneedling é um procedimento minimamente invasivo que tende a rejuvenescer e melhorar a aparência da pele. Também conhecido como terapia de indução de colágeno (CIT), é um procedimento estético que utiliza um dispositivo com pequenas agulhas para criar microperfurações na superfície da pele. 


?Essas microlesões desencadeiam o processo de cicatrização natural do corpo, estimulando a produção de colágeno e elastina, duas proteínas essenciais para a saúde e a firmeza da pele.



Como funciona o microneedling


Durante o procedimento, microagulhas criam microcanais na superfície da pele causando lesões leves. Assim, inicia-se o processo de cicatrização envolvendo a produção de novo colágeno e elastina, além da absorção transdérmica de princípios ativos como, por exemplo, de minerais, ácido hialurônico e agente antioxidantes, ajudando e reparando a pele danificada. 


O colágeno e a elastina são componentes essenciais da pele que proporcionam firmeza, elasticidade, bem como suporte estrutural. Com o passar dos anos e devido a fatores como o envelhecimento, a exposição ao sol e o estresse ambiental, a produção dessas proteínas diminui, levando ao aparecimento de rugas, flacidez e outras imperfeições da pele. 


O procedimento não é dolorido e, portanto, não necessita de anestesia. O desconforto é bem tolerável, mas para pacientes com maiores sensibilidades, pode-se aplicar anestesia tópica antes de sua realização. 


Os resultados tornam-se mais evidentes após, em média, 21 dias do procedimento. O tempo de recuperação é considerado curto, cerca de 2-3 dias com apresentação de vermelhidão e edema. 


O número de sessões vai depender da resposta individual de cada paciente - condição da pele, bem como o resultado desejado. 



Benefícios do microneedling


O microneedling oferece uma série de benefícios para a pele. Podemos citar, por exemplo: 









Após o procedimento


Fontes de calor devem ser evitadas após a realização do microneedling - em média de 3 a 5 dias. Para quem pratica atividades físicas, faça de maneira leve nos três dias subsequentes. Evite também o uso de maquiagem nas 24 horas seguintes ao procedimento. 


Mantenha uma rotina de cuidados com a pele. Produtos específicos, hidratação adequada e uso de filtro solar são importantes tanto nesse processo, quanto no dia a dia. 



Contraindicações


Assim como qualquer outro procedimento, existem contraindicações para a realização do microneedling. Podemos citar: gestantes, lactantes, pessoas com acne ativa, doenças imunodepressoras e de pele - como psoríase e eczema -, pacientes em quimioterapia/radioterapia, indivíduos com tendência à formação de quelóide, e aqueles que fazem uso de isotretinoína ou anticoagulante. 


Por fim, o microneedling é uma técnica inovadora e eficaz para melhorar a aparência da pele. Com seus benefícios e abordagem minimamente invasiva, o procedimento tornou-se uma escolha alternativa para aqueles que desejam rejuvenescer sua pele e alcançar uma aparência mais jovem. Se você está procurando uma solução eficaz para rugas, cicatrizes de acne, bem como manchas escuras ou outros problemas de pele, o microneedling pode ser a opção ideal para você. Agende uma consulta comigo para que possamos traçar o melhor caminho para o resultado que você deseja.