Você tem ou teve problemas com lábios ressecados? A mudança climática faz com que o local precise de maior hidratação. Confira os tratamentos mais recomendados
Climas mais frios ocasionam o problema devido ao corpo buscar equilíbrio entre a sua temperatura e a do ambiente
A mudança climática pode ocasionar lábios mais ressecados ? no inverno você já deve ter passado por isso, não é mesmo? Isso acontece pelo fato de o corpo tentar equilibrar a sua temperatura com a do ambiente o que causa perda de água, e também pela boca não ter a mesma quantidade de glândulas sebáceas que o restante do corpo.
O ressecamento dos lábios fica mais perceptível, pois eles possuem menos camadas do que a pele ? a pele tem entre 25 e 28 e os lábios 4 ou 5 ? e também são mais sensíveis. Mas não é só no inverno que isso pode acontecer. No verão, a região pode ficar descamada, ter rachaduras e feridas ? denominamos esse problema de queilite.
Problemas alérgicos também podem ocasionar lábios ressecados. Ah, evite ao máximo ficar passando a língua na região, pois a saliva contém pH ácido e enzimas digestivas que danificam a pele do local.
Mas quais são os tratamentos para esse problema? Continue lendo este artigo que vamos lhe dizer os mais recomendados.
Manter os lábios hidratados é fundamental para evitar o seu ressecamento, independentemente da época do ano. Por isso, beba bastante água e contribua positivamente para a saúde do seu corpo.
A opção de batom hidratante é muito recomendada. Opte por aqueles ricos em óleos minerais ? de amêndoa, de coco e manteiga de karité, por exemplo ? e vitaminas ? como a do tipo E e B5 ?, que ajudam a nutrir os lábios ressecados.
O uso de bepantol para os lábios também é uma alternativa. A pomada é rica em vitamina E, além de conter FPS 30, e promove uma hidratação profunda e prolongada na região, regenerando-a.
Na sua alimentação, opte por alimentos ricos em água, como por exemplo:
Todas essas opções contêm mais de 80% de água em sua composição, sendo ótimas aliadas para evitar lábios ressecados ou amenizar essa questão. Em casos em que o ressecamento já exista, evite alimentos muito cítricos ? como, por exemplo, abacaxi, limão e maracujá.
Em tratamentos em consultórios, o laser e produtos injetáveis são bem indicados e fazem com que os lábios tenham uma hidratação permanente, de dentro para fora.
Um deles é o skinbooster, que tem como objetivo estimular a produção de colágeno e promover uma hidratação profunda nos lábios - e também na pele. Ele age de dentro do corpo e resulta numa sensação de frescor, suavidade e maciez dos lábios, restaurando-os, oferecendo equilíbrio hídrico e auxiliando na sua regeneração.
Sua aplicação, que é praticamente indolor, pode ser feita de duas formas: micro pinturas (com agulhas bem finas) e micro cânulas (atingem área maiores com um único ponto de inserção).
Como evitar lábios ressecados?
Como já mencionado, não passe a língua nos lábios ressecados, pois os sais e o pH da saliva pioram ou provocam o ressecamento. Evite também retirar a pele seca dos lábios, assim como usar batons com fixação de 24 horas. Quando for usar batom ou gloss use antes um hidratante na região. Protetor solar labial também é fundamental para proteger a pele delicada do local.
?????Está com lábios ressecados e não sabe o que fazer e quais produtos usar? Quer fazer um tratamento mais duradouro? Está com feridas ou bolhas que não saram? Procure por um dermatologista. Marque uma consulta e agende seu horário agora mesmo!