Muitas dúvidas envolvem a questão sobre o que é um hemangioma, que é classificado com tumor benigno, mas isso não quer dizer que ele seja um câncer. Saiba mais:
Muitas dúvidas envolvem a questão sobre o que é um hemangioma ? ou angioma. É benigno ou maligno? Tem tratamento e cura? Portanto, pensei em fazer este artigo para esclarecer todos os questionamentos envolvendo o tema.
Vamos a sua definição: os hemangiomas são um conjunto de vasos sanguíneos ? tumores vasculares benignos ? que crescem de forma anormal e que geralmente não causam danos à saúde. São comuns em recém-nascidos e na infância - também podem se desenvolver na meia-idade sendo denominados de angioma-cereja.
Normalmente surgem na pele com manchas avermelhadas e com textura atípica. Entretanto, podem se localizar em qualquer parte do corpo e órgãos, como fígado, baço e pâncreas.
O hemangioma é classificado como tumor benigno, ou seja, não é câncer. Eles costumam crescer durante o primeiro ano de vida do indivíduo e podem com o passar do tempo diminuir o seu tamanho e volume ou até desaparecerem. Mas há casos em que é recomendado algum tipo de tratamento, assim como em cenários em que o indivíduo convive com o hemangioma sem que ele se manifeste ou cause dano.
Podemos classificar o hemangioma em dois tipos, ambos com cerca de 90% de regressão:
Uma ressalva importante e que precisamos ter atenção: diversos hemangiomas podem ser confundidos com uma doença mais grave denominada de malformação arteriovenosa, que acontece normalmente no cérebro ou na coluna vertebral e é uma ligação anormal entre artérias e veias ? ambas podem se romper e causar sangramento no cérebro ou na medula espinhal.
O hemangioma capilar se desenvolve na camada mais superficial da pele e ocorre com maior frequência na cavidade ocular, na superfície dos olhos ou nas pálpebras, comprometendo a visão e podendo ocasionar glaucoma e ambliopia.
Já os hemangiomas cavernosos, por outro lado, ocorrem nas camadas mais profundas da pele e são caracterizados por inchaço e cor azulada ou arroxeada.
Existem aqueles que possuem ambas as características sendo denominados de hemangiomas compostos ? são tanto profundos quanto superficiais.
Em casos de hemangiomas superficiais, o tratamento pode ser realizado por betabloqueadores ? pomadas ou remédios com Timolol ou Propranolol em sua composição. Em cenários em que eles não resolvam, corticosteroides são uma outra opção ? ele é injetado diretamente no hemangioma ou pode ser aplicado por pomada na pele.
Outro método é a cirurgia a laser, que faz a contração dos vasos sanguíneos reduzindo a evidência da lesão. Como o laser não tem alta capacidade de penetração na pele, ele é utilizado em hemangiomas superficiais.
A causa do agente que ocasiona o aumento do aglomerado dos vasos sanguíneos é desconhecida. Há hemangiomas que são provocados pelo acúmulo de proteína produzida na placenta durante a gestação, além de casos de hereditariedade e preponderância em bebês do sexo feminino nascidos prematuramente.
Os hemangiomas não costumam apresentar sintomas, mas dependendo da sua localização e tamanho podem ocasionar incômodos ? por exemplo quando se localizam em uma área sensível pode causar embaraços, ou quando crescem muito, ou quando existem diversos.
Quando se tratam dos internos, a depender do órgão afetado, a exemplo do hemangioma hepático, pode ocasionar náuseas, desconforto abdominal, perda de apetite e vômitos.
O diagnóstico de hemangioma pode ser feito por um médico dermatologista ou por um cirurgião vascular, após avaliações das protuberâncias da pele ou por ultrassonografia e ressonância magnética em casos de desenvolvimento na parede de algum órgão.
Dependendo da região onde há a sua formação, alguns problemas mais graves podem surgir, como: hemorragias, infecções generalizadas, problemas de visão ou audição, e até a morte quando não tratados a tempo.
Este post foi interessante para você? Possui alguma mancha na pele que não saiba o que é e que lhe causa incômodo? Se você ainda tem dúvidas sobre o tema, procure por um dermatologista. Caso necessite, agende uma consulta com hora marcada agora mesmo.