Você já se deparou com bolinhas vermelhas em alguma parte do corpo, muitas vezes esbranquiçadas ou amareladas no meio, com aspecto de acne?
builderall

A maioria das pessoas já se deparou com bolinhas vermelhas em alguma parte do corpo, muitas vezes esbranquiçadas ou amareladas no meio, com aspecto de acne. O que será?


Como combater a foliculite: saiba mais sobre o problema e como tratá-lo


A foliculite tem relação com a estrutura onde nascem e crescem os pelos e cabelos do corpo, pois é uma inflamação que atinge o folículo piloso e pode ocorrer em qualquer região, sendo o rosto, axilas, nádegas, virilha e couro cabelo as mais afetadas.


Neste artigo vamos falar mais sobre o problema, com as suas causas, seus tipos, seus sintomas e quais tratamentos podem ser feitos. Confira:


Quais as causas da foliculite?


A maioria das pessoas já se deparou com bolinhas vermelhas em alguma parte do corpo, muitas vezes esbranquiçadas ou amareladas no meio, com aspecto de acne. Elas são denominadas de foliculite, infecção que pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou inflamação de pelos encravados, que podem coçar ou doer.


A foliculite pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, mas existem algumas causas que as torna mais suscetível, tais como:


·         Doenças que diminuem a imunidade;

·         Alterações hormonais;

·         Transpiração excessiva;

·         Exposição frequente à água quente;

·         Dermatite;

·         Acne;

·         Diabetes;

·         Leucemia crônica;

·         Curativos de plástico ou fita adesiva aplicados sobre a pele;

·         Lesões ao se barbear;

·         Atrito com roupas;

·         Infecção pela bactéria Staphylococcus aureus (estafilococo);

·         Uso de cremes de corticoide;

·         Aids.



Tipos de foliculite e sintomas


Uma infecção de pele não é igual de uma pessoa para outra, portanto a foliculite pode ser superficial ou profunda. No primeiro caso, dificilmente o problema vai causar complicações ou deixar marcas e cicatrizes, e os seus subtipos são:






Dentre as foliculites profundas, há a possibilidade de formação de furúnculos, e as mais comuns desse tipo são a sicose barba e furúnculos e carbúnculos.


Sicose barba: pode deixar cicatrizes provenientes de pequenas inflamações que surgem por conta do barbear - o agente transmissor é o Staphilococcus aureus. Normalmente aparece primeiro no lábio superior e posteriormente se propaga para o queixo e mandíbula.





Tratamento e prevenção


Para o diagnóstico de foliculite, o exame clínico das lesões cutâneas, geralmente, é suficiente. Entretanto, há casos em que é necessária uma biópsia para análise laboratorial para a identificação do agente responsável pela infecção.


A causa, tipo e gravidade da lesão são o que vão determinar qual tratamento seguir. Nos casos mais leves, compressas mornas e úmidas, uso de sabonete antisséptico e pomadas ou cremes de uso tópico que contenham anti-inflamatório são alternativas (como Ceclor, Bactroban, Clocef, dentre outros).


Em casos mais avançados ? graves, recorrentes ou com infecção ?, medicamentos específicos e antibióticos via oral podem ser indicados, assim como processos cirúrgicos, que podem ser realizados para drenagem de pus.


Incorpore em sua rotina hábitos que possam ajudar a prevenir a foliculite, tais como: evitar alimentos gordurosos; ingerir bastante líquido; passar a lâmina sempre no sentido do crescimento do pelo e após usar loção hidratante; trocar a roupa de banho molhada o mais breve possível; usar sabonetes antissépticos antes e depois da depilação, mas com moderação; e lavar as mãos antes e depois de tocar nas lesões.


O diagnóstico de cada caso de foliculite precisa sempre ser feito por um especialista. Fique atento a essa condição e, caso necessite, agende uma consulta agora mesmo.