builderall

Os filtros solares, também chamados de protetores solares, são produtos que ajudam a diminuir os efeitos nocivos da radiação do sol na pele. O protetor solar deve agir como uma barreira contra os raios ultravioleta (UVA e UVB).

A radiação solar, quando não devidamente bloqueada, causa a proliferação de radicais livres que degradam o colágeno da pele, promovendo envelhecimento precoce, manchas, desidratação e até mesmo câncer cutâneo.



Quando usar filtro solar?


Os filtros solares devem ser usados ao longo do ano todo, especialmente no verão, quando a exposição ao sol é ainda mais perigosa. É importante lembrar que ele deve ser aplicado mesmo em dias nublados, afinal, ainda assim, estaremos expostos a radiação.

É parte indispensável da rotina de skincare diário, precisando ser reaplicado conforme necessidade.

Na praia, por exemplo, o ideal é reaplicar o protetor a cada vez que sair da água ou pelo menos a cada 2 horas. É importante que haja um intervalo de aproximadamente 30 minutos entre a exposição e a aplicação.

Já em locais em que a exposição não seja tão intensa, recomenda-se o uso a cada 3 horas em média. 


 

É preciso aplicar o produto mesmo ao ficar em casa?


Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é preciso aplicar o filtro solar mesmo em casa. A radiação emitida por lâmpadas, telas de computador, celular e outros aparelhos também causa danos à pele, e o protetor pode prevenir esses danos.


Qual a quantidade ideal?


Para que o produto exerça o seu papel de forma satisfatória, é preciso atentar a quantidade ideal de aplicação.

De maneira geral, indica-se a quantidade de uma colher de chá para cada parte do corpo. Outra maneira de dosarmos, seria através da regra dos 3 dedos, na qual colocamos o produto ao longo dos dedos indicador, médio e anular da mão e em seguida aplicamos no local desejado.


É possível aplicar o filtro solar em praticamente todo o corpo, dando atenção especial a áreas que forem se expor diretamente ao sol com maior intensidade. 



Qual a diferença entre filtro solar químico e físico?

Protetor solar químico: é aquele que possui moléculas que absorvem a radiação ultravioleta transformando-a em radiação de baixa energia. Desta forma, é criada uma proteção química na camada da pele, reagindo com a radiação solar e bloqueando a sua penetração.


Protetor solar físico: Conhecido também como inorgânico, é composto por minerais, como dióxido de titânio e óxido de zinco, que geralmente conferem cobertura a fórmula. Assim, os raios são refletidos pelo filtro, auxiliando na prevenção do fotoenvelhecimento. 



Quais são as apresentações disponíveis no mercado?

Existem muitos tipos de protetor solar no mercado, sendo que cada um apresenta características diferentes que devem se adequar ao tipo de pele de cada pessoa


Creme: É o tipo mais comum. Possui consistência de creme em diversas cores e com aspecto pastoso.

É indicado para todos os tipos de pele, sendo o mais acessível e fácil de encontrar. O principal cuidado ao utilizar esse produto é garantir uma aplicação adequada na quantidade necessária e com a cobertura uniforme.


Spray: É o queridinho dos dias de praia o preferido dos pais que precisam aplicar em crianças, pela sua facilidade de aplicação. É vendido em um frasco aerossol e possui consistência bem fluida, o que permite ser aplicado em jatos rápidos.


Bastão (Stick): Para quem procura praticidade na hora de se proteger do sol, os protetores solar de bastão são excelentes opções. Tem a vantagem de não sujar as mãos e tem maior facilidade para aplicar, principalmente próximo aos olhos. Também é ótimo para quem pratica esportes, pois não escorre. É uma boa pedida para quem tem manchas ou melasma, já que pode ser aplicado com maior intensidade em áreas específicas.


Gel: É uma ótima opção inclusive para quem tem pele oleosa, já que possui uma composição fácil de ser absorvida pela pele. 


O que é FPS?

É o fator de proteção solar (FPS). Nada mais é que o tempo a mais que uma pele com protetor solar pode ficar exposta ao sol em comparação a uma pele desprotegida. Desse modo, protetores com FPS maiores oferecem uma maior proteção. Existem apresentações no mercado que variam de FPS 15 a FPS 99. 


Qual o melhor protetor solar?

Não existe uma resposta universal. Cada pessoa tem suas características e necessidades específicas, por isso é sempre importante consultar um dermatologista para entender o que é melhor individualmente.

Para peles mais secas, o ideal são produtos em creme e que prometem um poder de hidratação maior.

Para pele oleosa e com tendência a acne, filtros com toque seco, não-comedogênico e oil-free são excelentes opções. Os de textura em gel ou gel-creme também são boas alternativas.

Quem tem melasma, precisa se preocupar mais com a luz visível. Nesses casos, o protetor com cor se torna ainda mais imprescindível.


O que deve ser levado em conta ao escolher um protetor solar?


Para escolher o protetor solar ideal é importante considerar alguns aspectos importantes, tais como tipo de pele, acessibilidade, alergias e até mesmo as estações do ano, uma vez que em épocas mais quentes é preciso dar preferência a produtos com maior fator de proteção


 

Ainda tem dúvidas? Entre em contato para avaliarmos o seu caso.


Com a colaboração de Dra Giovanna Kobal

Instagram: @/gikobal